quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Noticia divulgada no site http://www.folhadevendanova.com.br/cadastro.php no dia 16/10/09

Finais da 4ª Olimpíadas do Fica Vivo! acontecem em BH

Vinte e três finais de jogos de futsal das Olimpíadas do Fica Vivo! movimentaram, ontem (15), a quadra do Vilarinho. As disputas mais animadas foram do futsal feminino entre as equipes do Cabana x Barreiro e Boréu x Palmital, com direito até a torcidas organizadas.
Arquibancada lotada com cerca de 250 torcedores, gritos, palmas, camisas coloridas, tudo no ritmo dos tambores e pandeiros para impulsionar os times na busca pela vitória. Nos intervalos dos jogos, muita água mineral e toalhinhas. As jogadoras aproveitavam o momento para retocar a maquiagem. Algumas com gloss labial, outras com lápis para os olhos e até blush para realçar rostos já corados pelo exercício.
A jogadora Thays Aparecida, de 17 anos, alega que o futebol feminino é bom para o corpo das atletas e também para a mente da torcida, pois ajuda a vencer o preconceito ainda existente quando mulheres entram na quadra. “Estou adorando jogar com feminilidade e garra. Só jogo com minha tiara da sorte e brilho labial. Quem disse que futebol é coisa de homem está equivocado”, garante.
Já Helen Cristina, de 16 anos, ressalta que, nessa Olimpíada, trabalharam muito para vencer o preconceito. “Treinamos a questão técnica para mostrar que mulher sabe jogar e muito bem. Meus familiares me apoiam. Sempre que podem, assistem minha atuação como goleira, orgulhosos por eu estar participando”, relata.
A técnica do Núcleo de Prevenção à Criminalidade (NPC) do Barreiro, Vanessa Cardoso, explica que as oficinas e as Olimpíadas têm regras para que os atletas se relacionem de forma saudável. “Apesar de ser uma competição, a postura dos jogadores influencia as torcidas, que se manifesta de forma organizada, respeitando o limite do próximo”, conta Vanessa.
Laudiane Lopes, oficineira de futsal do NPC do Barreiro há dois anos, explica que a vitória do time foi possível devido ao seu bom relacionamento com as moças. “Temos liberdade para brincar, mas na hora de falar sério é preciso ter firmeza. Trabalhamos técnicas do futebol. Como elas me respeitam e assumem a responsabilidade, me sinto uma espécie de irmã mais velha.”
Sobre as Finais
A partir desta quinta-feira (15) até este sábado (17), serão disputados 110 jogos de finais, nas seguintes modalidades: futsal, futebol de campo, voleibol, basquete e handebol. O estádio Mineirão será o palco da final de futebol de campo, no sábado. Caso chova, a partida será adiada.

Nenhum comentário: