quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Como escolher o melhor notebook?

O mercado de notebooks é vasto e oferece uma infinidade de opções para todos os gostos, necessidades e bolsos. Para você que quer mobilidade, praticidade, manter-se atualizado na internet, editar textos e arquivos diversos, acessar e-mails e, ainda, ver um bom filme, os notebooks são a opção ideal. Para estudo, trabalho ou lazer, escolha o notebook que tem a ver com o seu perfil!
Mas se você é desenvolvedor de softwares, designer gráfico ou gosta de jogos avançados, existe uma gama de produtos, que atendem perfeitamente a sua necessidade e substituem os desktops mais modernos. Contam com processadores de 2ª geração, memória RAM e HD (memória interna) perfeita para este tipo de trabalho.

Qual notebook devo comprar?

Como cada pessoa tem uma necessidade específica, não há um modelo ideal, mas sim, um modelo ideal para cada perfil. Por exemplo: para quem precisa levar o notebook para a faculdade ou em viagens, precisa, acima de tudo, de um notebook leve e com bateria de longa duração. Mas quem precisa utilizá-lo apenas em casa, pode até escolher um notebook com tela maior, inclusive, para ver filmes! Tudo isso precisa ser analisado antes da compra e fazer os filtros segundo a sua necessidade.
Em primeiro lugar tenha em mente para qual finalidade precisa de um notebook. Os modelos de notebook diferem com relação ao tamanho e resolução da tela, peso, modelo de teclado, bateria, drives de CD e DVD, tamanho do disco, portas e conexões, memória RAM, placa de vídeo avançada e memória de vídeo dedicada (para rodar jogos 3D), processador e chipset, além de um fator muito importante: assistência técnica e garantia.
Então, mãos à obra e boa escolha!

Custo-benefício do notebook: fatores que influenciam na compra

Tamanho e resolução da tela: uma grande variedade de opções

De 10 a 17 polegadas, os notebooks têm telas para todos os gostos. Os mais econômicos e convencionais são os notebooks com telas entre 14 polegadas e 15 polegadas, sem contar os ultraportáteis com telas de 10 a 11 polegadas, mais conhecidos como netbooks. Mas se você gosta de tela grande para ver um bom filme e jogar, conte com os de 17 polegadas como os MacBook da Apple, que além de tudo são muito poderosos. Tenha em mente que para o mundo multimídia é interessante ter tela widescreen de 1280x800. Os mais comuns contam com tela de resolução de 1024x768 e perfeitos para navegar, editar arquivos e muito mais.

Notebook leve e ergonômico

Ter um notebook leve pode ser um fator decisivo para a sua compra. Os de tela menores são os mais leves e práticos para serem carregados em mochilas e cases. Os mais comuns, econômicos e leves tem em torno de 2Kg. Lembre-se de que quanto mais leve for o notebook, menor é a capacidade da bateria.
A ergonomia dos teclados tem sido levada em consideração pelos fabricantes de computadores, que estão tornando o trabalho de digitação cada vez mais agradável. Vários notebooks contam com teclado no formato ilha, com teclas espaçadas . Confira se tem o padrão ABNT-2 em português (com a tecla ç) e o teclado numérico separado ou na parte superior do teclado. Isso pode ser importante, dependendo da sua utilização.

Duração da bateria

Há uma grande variação no mercado, com notebooks que tem baterias que duram de 1h a 7h. Se você é um jornalista que faz cobertura em campo e não pode contar com uma tomada, tem notebooks com bateria com até 7h de duração. Mas caso utilize muito a conexão sem fio ou reproduza DVDs, a bateria não dura muito. Sem contar o desgaste ao longo do tempo. Então, se pensa em apenas substituir o seu desktop e sempre poderá contar com uma tomada por perto, não precisa se preocupar com este quesito.

Processador, Memória RAM e HD

O que realmente faz a diferença em um notebook é o hardware dele, ou seja, o processador, a memória RAM e o seu Hard Disk para armazenamento de dados. Caso você precise de uma máquina com grande desempenho para rodar programas pesados e sem travar, pense nos processadores Intel Core i3, Intel Core i5 e Intel Core i7. Conte, ainda, com os processadores de 2ª geração: processadores Intel Core i3 2ª geração, Intel Core i5 2ª geração e Intel Core i7 2ª geração. São, definitivamente, mais poderosos e rápidos.
Osprocessadores AMD também tem desempenho superior e não te deixam na mão, combinados com a memória RAM ideal. Com 512MB de memória RAM, você consegue rodar seus programas convencionais tranquilamente, mas se você puder investir, adquira os notebooks com 1GB de memória RAM ou mais, principalmente se for desenvolvedor.
Quanto ao HD, quanto mais melhor, se você gosta de armazenar fotos em alta resolução, filmes e músicas na memória interna do notebook. Para ter uma ideia, é possível armazenar em 80GB de HD, aproximadamente 40 mil fotos em alta resolução! Então, pense se precisará de espaço para rodar programas, se eles são pesados como o Photoshop, por exemplo, e analise o melhor custo-benefício! Aliás, quanto mais HD, mais caro é o notebook. Lembre-se que se optar por um modelo econômico, você pode contar, ainda com os HDs externos!

Portas, conexões, webcam e drives de CD e DVD

Quanto mais portas e conexões melhor! Pelo menos 2 entradas USB 2.0 são importantes para conectar seu mouse e periféricos, como pen drives. Se você é um ávido fotógrafo, pense na possibilidade de um leitor de cartão de memória, que vai facilitar muito a sua vida. Para os amantes da música, conectores para fone de ouvido e microfone são importantes. Conte, ainda, com a possibilidade de conector VGA para monitores externos, rede local e Wi-Fi, além de Bluetooth e infravermelho. Para os modelos mais econômicos e finos, conte com os gravadores de CD e DVD externos, principalmente se você utiliza este quesito esporadicamente. A webcam integrada pode ser uma grande aliada para videoconferências e bate-papo via internet.

Nenhum comentário: