sábado, 22 de dezembro de 2012

Informação Nunca é dimais...Principalmente para minhas alunas mulheres...
Todas nós sabemos que temos que cuidar da nossa saúde, especialmente quando o assunto é sexo. Mas, você sabe quais doenças existem e como se prevenir? Seguem aqui algumas informações que vão ajudar a tirar dúvidas e a melhorar a saúde...

saude da mulher

Aids
Transmitida principalmente por sexo, mas também com a amamentação, seringas compartilhadas ou transfusão de sangue. Não há vacina disponível, apenas um coquetel de medicamentos que deixam o vírus sob controle, com efeitos colaterais.
Sífilis
Disseminada por micro-organismo através de ferida em órgãos genitais, mesmo microscópica. Não-tratamento com antibióticos de penicilina, causa feridas no corpo e morte, ao afetar ossos, coração e sistema nervoso central.

preservativos

Gonorreia
Bactéria que causa lesões cutâneas, febre e uretra inflamada. Sintomas aparecem em período entre dois e seis dias da contaminação. Tratamento à base de antibióticos, mas pode haver recontaminação. Provoca esterilidade.
Clamídia
Bactéria causadora de corrimento e dor, ardor e incontinência ao urinar, sobretudo pela manhã. Surge 15 dias após sexo. Pode ser assintomática e provocar esterilidade. Tratamento com antibióticos, preferencialmente sem atividade sexual.
Clamídia
Bactéria causadora de corrimento e dor, ardor e incontinência ao urinar, sobretudo pela manhã. Surge 15 dias após sexo. Pode ser assintomática e provocar esterilidade. Tratamento com antibióticos, preferencialmente sem atividade sexual.

  cuidados sexo

Herpes genital
Vírus com índice de 85% de contaminação. Manifesta-se sete dias após o ato sexual, apresentando, sobretudo na mucosa vaginal, lesões com bolhas, ardor e coceira. Tratamento com antivirais, podendo haver recontágio.
HPV
Sigla (do inglês Human Papilomavirus) para papiloma vírus humano. Causa verrugas no órgão sexual. Até 80% das mulheres ativas sexualmente são contaminadas, mas o sistema imunológico debela algumas dessas infecções. Há variantes do vírus que podem lesionar a mucosa do aparelho reprodutor, levando ao câncer, se não houver tratamento. Existe vacina disponível.
Muitas infecções, como HIV ou HPV, não são detectadas imediatamente após contágio, então se deve ter o cuidado em repetir sempre as testagens sanguíneas para resultados precisos. Existem vacinas que protegem a saúde da mulher contra DST virais, que devem ser tomadas antes do ato sexual.


saude mulher

O principal agente de prevenção é a camisinha, masculina ou feminina. Algumas dicas de uso:
· preservativo de tamanho correto;
· eliminação em latas de lixo após uso;
· materiais mais seguros: látex ou poliuretano.
Não se deve usar camisinha com sabor para o ato sexual, pois o açúcar pode causar infecções por fungo.
A arma em favor da saúde da mulher é a informação. Proteja-se!

Nenhum comentário: