segunda-feira, 25 de maio de 2009

Obras do PAC a todo vapor em Ribeirão das Neves

Começa nesta segunda-feira (11/05) o calçamento de ruas no bairro Neviana, como parte das obras do Projeto Integrado de Requalificação Ambiental da Sub-Bacia do Ribeirão das Neves, o PAC Neves, abrange ainda os bairros Jardim Colonial e São Luiz, no chamado lote 2, e Rosaneves, Sevilha B, Barcelona e Alicante, no lote 1. A pavimentação em pedras poliédricas terá início pelas ruas 5 e 10, somando mais de 1 km, e continuará até atingir 15 km em 33 vias, cobrindo toda a área do bairro. No local já existe rede de distribuição de água e será instalada rede de drenagem, com tubulações que variam de 40 cm a 1 metro de diâmetro.

No bairro Jardim Colonial já estão concluídas as ruas B, Colibris, Pavões, Condores 2 e as alamedas dos Azulões e dos Condores com cerca de 960 metros de calçamento poliédrico. Para completar a obra em todo o bairro, outras 53 vias serão pavimentadas, num total de 22 km. Em metade das ruas já foi concluído o trabalho de implantação das redes coletora de esgoto e de distribuição de água. Aproximadamente 25% do serviço de drenagem pluvial está pronto. A água das chuvas será escoada para o córrego local, onde está prevista a construção de um parque linear abrangendo as duas margens, com pelo menos 120 m² de área verde com equipamentos de lazer.

Há ainda frente de obras no bairro São Luiz, executando serviços de drenagem e de implantação de redes de água e de coleta de esgoto. A previsão é de que o calçamento tenha início em meados do mês de junho. As obras do lote 2 só ganharam um ritmo mais intenso a partir de fevereiro deste ano, após intervenção do prefeito Walace Ventura junto ao Governo Federal, principal financiador do PAC Neves, com R$ 133 milhões. A Prefeitura de Ribeirão das Neves participa com uma contrapartida de R$ 7 milhões. Segundo o engenheiro responsável pelas obras nesses três bairros, Ranieri Martinelli, a construtora e a Prefeitura estão se empenhando ao máximo para concluir as obras de pavimentação e infra-estrutura até dezembro desse ano, embora no contrato o prazo é até maio de 2010.

LOTE 1

As obras também estão em pleno vapor no lote 1. No bairro Rosaneves já está concluído o calçamento poliédrico de 12 ruas, incluindo passagens importantes como a Cássia Imperial e parte da Rua das Camélias. Ao todo serão pavimentados 15 km em 40 vias, que ainda terão sarjetas e calçadas de pedestres. Essas obras cobrirão 98% do bairro, que já está recebendo coletores de esgoto e, a partir da segunda quinzena de maio, passará a contar com o serviço de instalação de 1,5 km de rede de drenagem pluvial. Também serão construídos cerca de 2 km de muros em rip-rap (sacos com mistura de terra e cimento) para recuperação de erosões.

No bairro Barcelona, a instalação de 6 km de interceptores de esgoto está praticamente pronta. O calçamento teve início no final do mês passado pelas ruas 1, 3 e 15 e vai chagar a 20 vias em cerca de km de pavimentação poliédrica. Também será feita drenagem pluvial e recuperação de erosões, além de 1 km de avenida sanitária, com duas pistas às margens de Córrego G. Em meados de junho começam as obras no Sevilha B, incluindo cerca de 1.200 metros de drenagem, 800 metros de calçamento poliédrico e 1,2 km de pavimentação asfáltica na Avenida Maranhão, além de recuperação de erosões e instalação de interceptores de esgoto. No bairro Alicante, o calçamento de cerca de 1 km de ruas começa ainda em junho e fica pronta no mês seguinte.

Segundo, o engenheiro fiscal da obra, Wagner Nicácio, a previsão é de que todas as obras de pavimentação sejam concluídas até o mês de setembro. O engenheiro responsável pela obra, Thiago Fontes Cordeiro, lembra ainda que numa fase seguinte serão realizadas as obras das avenidas sanitárias e parques lineares que passarão no entorno dos quatro bairros.

Em todas as obras do PAC Neves estão sendo gerados cerca de 400 empregos. Cerca de 95% dos trabalhadores são locais.

Nenhum comentário: