segunda-feira, 25 de maio de 2009

PROGRAMA DE CONTROLE DE HOMICÍDIOS FICA VIVO!

O Programa Controle de Homicídios Fica Vivo! é uma ação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) implementada através da Superintendência de Prevenção à Criminalidade (Spec). Voltado para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social e residentes nas áreas com maior índice de criminalidade do Estado, o Fica Vivo! atende mais 18 mil jovens em 607 oficinas de esporte, cultura, inclusão produtiva e comunicação. As ações têm como objetivo intervir na realidade social antes que o crime aconteça, diminuindo os índices de homicídios e melhorando a qualidade de vida da população.
Atualmente são nove núcleos em Belo Horizonte nos bairros Alto Vera Cruz/Taquaril, Barreiro, Cabana do Pai Tomás, Jardim Felicidade, Morro das Pedras/Ventosa, Pedreira Prado Lopes, Paulo VI/Ribeiro de Abreu, Santa Lúcia e Serra, sete na Região Metropolitana nas cidades de Santa Luzia, Betim, Contagem, Vespasiano,Sabará, Ibirité e Ribeirão das Neves (duas unidades) e seis no interior do Estado em Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros ( duas unidades) e Uberlândia.
As atividades do Fica Vivo! são baseadas em dois eixos de atuação: intervenção estratégica e proteção social. O grupo de intervenção estratégica reúne os órgãos de defesa social (Polícias Civil, Militar e Federal) e ainda o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e as prefeituras municipais. Esse eixo tem como responsabilidade o planejamento e a coordenação de uma repressão qualificada e eficiente. A proteção social é baseada na formação de redes comunitárias que garantam soluções locais para a prevenção à criminalidade a partir da participação dos jovens. Essa ação é desenvolvida nas comunidades pelos núcleos de referência, que são espaços localizados nas comunidades para o atendimento aos jovens, a constituição de uma rede local de parceiros, a promoção de ações comunitárias e o desenvolvimento das oficinas.
No mês de setembro de 2006 o programa foi escolhido como um dos 48 finalistas do Prêmio Global de Excelência de Melhores Práticas para a Melhoria do Ambiente de Vida – Prêmio Dubai, criado pelo Centro da Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat) em parceria com a Municipalidade de Dubai, Emirados Árabes Unidos. Foram inscritas 703 práticas de 88 países, sendo 243 projetos da América Latina e Caribe. Dos 48 finalistas, apenas dois são brasileiros e um deles é o Fica Vivo!.
Controlar o avanço da criminalidade violenta, em especial os homicídios, é um dos principais desafios do atual Governo de Minas. Neste quadro, o programa Fica Vivo! é uma estratégia inovadora em todo o país que demonstrou sua eficácia contribuindo para a redução do índice de homicídios nas seis áreas da capital mineira com núcleos do Fica Vivo!, que apresentaram redução de 50% no número de homicídios no primeiro semestre de 2007 comparativamente ao mesmo período de 2006.
Desenvolvido em 22 núcleos em Belo Horizonte, Região Metropolitana e interior do Estado, conseguiu, por meio de ações preventivas, reduzir em até 70% as taxas de homicídio nas regiões atendidas. O programa se firmou como uma das mais bem sucedidas ações de redução da criminalidade executadas pelo governo de Minas, tendo obtido reconhecimento internacional pelos bons resultados que vem apresentando.
Mais informações: 2129-9620

Nenhum comentário: